Arquitetos e designers muitas vezes procuram maneiras de fazer com que as fachadas e superfícies internas dos edifícios se destaquem em meio a outros edifícios. Mas, às vezes, uma singela mudança pode ter um grande impacto quando você dá um passo para trás e compreende o todo. Ao empregar um padrão ilusório, como pixels pontilhados, pontos de meio-tom ou alterações sutis, mas intencionais, na posição ou orientação dos materiais, as superfícies planas podem ser transformadas em formas curvas e mutáveis.
Os padrões de meio-tom, por exemplo, funcionam reduzindo uma superfície sólida colorida em pontos de tamanho decrescente. Esses pontos são diminuídos até desaparecerem e o resultado é uma superfície plana com um gradiente que imita as sombras ou realces de uma curva tridimensional. Enquanto isso, o pontilhado é o processo de suavizar vários tons da mesma cor misturando-os. O efeito permite que os arquitetos, em uma escala grande o suficiente, criem imagens curvas e com profundidade, usando apenas uma única cor ou ainda possibilita a criação de uma cor intermediária ilusória.
Quando aplicadas às superfícies e fachadas as técnicas de ilusão visual – incluindo a ausência do material ou a alteração de sua forma, por exemplo – podem formar superfícies que não apenas mudam diante de nossos olhos, mas também nos permitem controlar a mudança à medida que alteramos o ângulo de visão. A seguir apresentamos alguns exemplos de projetos que usam esses padrões e efeitos para criar superfícies gradientes.
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Playing with Hues and Shades: The Power of Color in Building FacadesGradientes pontilhados em escala de cinza
Quando pequenos gradientes pontilhados são visualizados em escala macro, as transições podem ser difíceis de se definir, com as misturas parecendo mais uniformes a medida que os pixels diminuem. Em superfícies como a área de recepção do escritório da Uber em Hong Kong, dos arquitetos Bean Buro, um grande padrão pixelado ajuda a decoração a passar do piso turquesa escuro para o teto branco claro. Usando apenas um cinza intermediário, os ladrilhos se misturam na troca.
Conheça alguns projetos com efeito pixelado em escala de cinza
Uber Hong Kong / Bean Buro
Super Duper Burgers Gangnam / Betwin Space Design
The Local Food Factory / Studio Dali Architects
Criando gradientes que mudam de cor
Na fachada de entrada dessa escola em Bergedorf, os arquitetos blrm Arkitekt*innen "adaptaram as cores de um azul celeste claro a um padrão de verde como uma pixelização", usando a técnica de pontilhamento para criar uma mistura perfeita usando apenas quatro tons separados. Enquanto isso, os arquitetos Moon Soon e Mooyuki experimentaram um sistema adaptável para criar diversos padrões de transição no Pavilhão Sul-Coreano na Expo 2020 Dubai. Com uma fachada escalonada incluindo 1.597 cubos giratórios, cada um com “uma face digital e três faces coloridas”, como explicam os arquitetos, padrões de cores simples e complexos puderam ser criados facilmente.
Conheça alguns projetos com gradientes de cores variáveis
District School Bergedorf / blrm Architekt*innen
Pavilhão da Coreia do Sul na Expo Dubai 2020 / Moon Hoon + Mooyuki
Casa Las Olas / Young Projects
Adicionando Gradientes por Remoção
A fachada metálica da Loja Escinter em São Paulo é perfurada com um padrão repetido do logotipo da empresa para controlar a entrada de luz no interior. Ao interromper gradualmente as perfurações na entrada, no entanto, a fachada muda sutilmente de preto para cinza escuro. Enquanto isso, no Edifício Residencial Aria em Teerã, Irã, o Pargar Architecture and Design Studio optou por um padrão de telhas de concreto para sua fachada de pele dupla. Os espaços expostos entre a malha são gradualmente preenchidos com mais azulejos, formando uma onda gradiente que também é usada para controlar a luz que entra na área de estar dos apartamentos.
Conheça alguns projetos com fachadas em gradiente usando perfuração ou malhas expostas
Loja Escinter / SuperLimão
Edifício Residencial Aria / Pargar Architecture and Design Studio
Museu de História Natural de Chengdu / Pelli Clarke & Partners + CSWADI
Padrões de meio-tom combinam transparência com opacidade
O padrão de meio-tom é um método simples e paramétrico de misturar duas cores contrastantes em um gradiente suave e sutil. Com gravura opaca, por exemplo, o Museu de Insetos Zhou Yao respinga o branco sobre sua fachada de vidro como uma cordilheira coberta de neve, antes de gradualmente “derreter” perto do térreo do edifício. Alternativamente, a fachada do edifício Shinhan EX:PACE usa um padrão de meio-tom para combinar transições entre seus andares. Já no interior do edifício, o efeito de meio-tom ajuda a reduzir o ganho solar nas extremidades, ao mesmo tempo que mantém a zona central livre para manter a vista.
Conheça alguns projetos com fachadas que utilizam padrões de meio-tom
Zhou Yao Insect Museum / DDB Architects + Sitarch Lab
Shinhan EX:PACE / Atelier KI JUN KIM + Studio in Loco
Viewshine Headquarters / gad + line+
Tiffany Temporary Store Paris / OMA
Gradientes e imagens criadas com materiais mistos
Em um esforço para fornecer privacidade e luz natural à Pixel House em Tel-Aviv, Israel, a Anderman Architects foi encarregada de criar uma parede gradiente que “começa selada, mas desaparece no ar”, conforme eles apresentam. Para cumprir o orçamento, os arquitetos criaram uma estrutura de cubos em três camadas e, em seguida, a abriram ou fecharam em profundidades variadas, permitindo que a luz e a sombra construíssem um padrão pixelado.
Ao usar azulejos personalizados nas superfícies internas do Banheiro Público Komaeyu, Jo Nagasaka e Schemata Architects conseguiram combinar vários tamanhos de azulejos para criar a imagem do Monte Fuji, expondo o gesso por trás. Os azulejos e pedras soltas retirados das alas demolidas do Centro Cultural Chessy, por sua vez, foram reutilizados pelos arquitetos do Opus 5 para construir grandes muros de gabião em todo o local. A escolha cuidadosa de onde posicionar os ladrilhos planos entre tamanhos menores e maiores de rocha permitiu aos arquitetos criar um gradiente que flui através da parede.
Conheça alguns projetos com gradientes e imagens criadas com padrões de materiais mistos
Pixel House / Anderman Architects
Banheiro Público Komaeyu / Schemata Architects + Jo Nagasaka
Centro Cultural Chessy / Opus 5 architectes
Gradientes formados pelo movimento tridimensional de materiais de superfície
Uma parede cortina é fixada sobre o edifício da sede da BSH em Shaoxing, China, para conferir à fachada uma aparência mais leve em meio à paisagem arquitetônica local, e as placas curvas de alumínio criam um efeito ondulado como se a cortina se movimentasse com a brisa. Em outro local, uma parede impressionante, porém modesta, é formada em tijolos na Casa VIPA, criando padrões na alvenaria.
Conheça alguns projetos com superfícies gradientes tridimensionais
BSH Headquarters / Greater Dog Architects
Casa de Fazenda VIPA / Studio One By Zero
Serena Williams Building Nike World Headquarters / Skylab Architecture
Fachadas de grande escala usando alvenaria em diferentes padrões
Quando uma fachada é composta por pequenos componentes, como tijolos, quanto menores forem as peças individuais, mais suave será o gradiente que elas conseguem criar. Quando usado para fachadas de grande escala, o tamanho e a orientação de um único tijolo são quase imperceptíveis. Mas, ao mudar sutilmente seu posicionamento, grandes fachadas de tijolos são capazes de desenhar formas na superfície usando apenas engenhosidade e criatividade. Na Estação Cultural Road Corridor em Taizhou, China, por exemplo, uma onda é formada em frente ao edifício rotacionando gradualmente cada tijolo.
Conheça alguns projetos com fachadas de tijolos com diferentes padrões
The Road Corridor Cultural Station / Hangzhou Yuanshe Architectural Landscape Design
Omnibus House / SON-A
Edifício Damero / Francisco Cadau Oficina de Arquitectura
Outras maneiras de criar gradientes de superfície
Embora frequentemente usados, esses exemplos de padrões e técnicas de pontilhamento e meio-tom não são a única maneira de criar movimento e gradientes em superfícies arquitetônicas estáticas. Usando uma fachada com camada dupla de malha metálica expandida, por exemplo, o UNStudio criou um efeito moiré sutil ao redor do edifício Fellenoord 15. A fachada ganha vida à medida que os visitantes mudam o ângulo de visão ao se aproximarem.
Enquanto isso, na Gallery Shop do NSW New Sydney Modern Building, o Akin Atelier trabalhou com Haydenshapes, que desenvolveu um material especial de bio-resina para formar as prateleiras da loja. A equipe ‘sinterizou camadas de cor com volumes de pigmento micro-ponderado’, explica Akin Atelier, ‘despejando nos moldes personalizados por 109 dias consecutivos para atingir o gradiente desejado. O que por si só fala da natureza em camadas da geologia do arenito de Sydney.
Conheça alguns projetos com gradientes de superfície
Fellenoord 15 Renovation / UNStudio
Gallery Shop for Art Gallery of NSW New Sydney Modern Building / Akin Atelier
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